O Imposto de Renda e organização pessoal

E vamos dando continuidade aos artigos falando do tão temido e pouco amado leão do imposto de renda (link do artigo anterior). Quando chega este período do ano, boa parte das manchetes falam sobre o período de entrega e a problemática que aqueles que deixam o envio para última hora enfrentam.

Uma verdade sobre o Imposto de Renda que poucos percebem, é que a declaração é muito mais do que um simples período anual onde devemos prestar contas ao governo dos nossos ganhos, é um resumo da sua vida.

É muito comum pararmos para contabilizar os nossos rendimentos de um ano, somente na hora de dialogarmos com o leão, porém é fundamental que tenhamos como prática acompanharmos nossas finanças de forma constante. Este é o tipo de organização de vida que faz a diferença.

Um dos problemas que esta falta de organização traz, é a famosa queda na malha fina, pois quando esquecemos de informar um rendimento qualquer, por mínimo que seja, isso demonstra que a nossa organização pessoal precisa melhorar bastante.

Declarar o IR é apresentar o resultado de um ano da sua vida, pode parecer exagero, mas não é, e ter este conhecimento de forma detalhada nos ajuda a planejar um futuro melhor.

Nos próximos artigos estaremos disponibilizando um tutorial sobre algumas novidades sobre a declaração que vieram para facilitar muito a vida do contribuinte.

Somos mais que uma contabilidade, somos a Direcont !!!!